| 35 curiosidades interessantes sobre o SBT

- - 28/07/15

35 curiosidades interessantes sobre o SBT
1. O embrião do Sistema Brasileiro de Televisão surgiu em 1 976, quando o apresentador e empresário Sílvio Santos comprou a concessão da TV Studios (TVS), do Rio de Janeiro. Com a falência da TV Tupi, mais quatro canais foram acrescentado à nova rede.

2. Quem ajudou Sílvio Santos a adquirir a TVS do Rio de Janeiro foi o apresentador Manuel da Nóbrega, pai de Carlos Alberto de Nóbrega, atual apresentador do programa A Praça é Nossa.

3. A primeira transmissão oficial do SBT foi feita em 19 de agosto de 1981, ao vivo. Sílvio Santos fez um discurso de abertura direto do salão nobre do Ministério das Comunicações.

4. Um dos primeiros programas a entrar no ar pelo SBT foi O Povo na TV. Com fofocas do meio artístico e entrevista envolvendo temas escandalosos (muitas vezes casos de polícia), o programa teve entre os seus apresentadores Wagner Montes, Cristina Rocha e Wilton Franco.

5.O primeiro debate com candidatos a cargos eletivos da história da televisão brasileira foi transmitido em 1982 pela TVS, com os concorrentes ao governo do Estado de São Paulo Franco Montoro e Reynaldo de Barros.

6. Os temas de abertura do programa jornalístico Aqui Agora, exibido nos anos 90 pelo SBT, são da trilogia Star Wars.

7. Jô Soares, que apresentou o programa de entrevistas Jô Soares Onze e Meia, permaneceu no SBT durante 12 anos, de 1988 a 2000.

8. A primeira novela mexicana a ir ao ar pelo SBT foi Os Ricos Também Choram, uma produção da Televisa de 1980.

9. As novelas mexicanas mais reprisadas pelo SBT foram Maria do Bairro e A Usurpadora, cada uma com cinco exibições.

10. A primeira novela a exibir um beijo gay na televisão brasileira foi Amor e Revolução, exibida pelo SBT entre 2011 e 2012.

11. A primeira novela gravada pelo SBT foi Destino, que foi ao ar em 1 982 com apenas 55 capítulos.

12. Íris Abravanel, esposa de Silvio Santos, trabalhou como roteirista principal e adaptadora de diversas novelas da emissora: Revelação, Vende-se um Véu de Noiva, Corações Feridos, Carrossel e Chiquititas.

13. Exibida no início dos anos 2 010, a versão brasileira da novela infantil Carrossel teve mais de 300 produtos licenciados. Exibida em seguida, a novela Chiquititas teve mais de 350 licenciamentos.

14. O SBT reprisou duas novelas da antiga TV Manchete, ambas com sucesso estrondoso: Pantanal e Xica da Silva.

15. O primeiro episódio de Chaves foi transmitido pela TV mexicana em 1971. Na época, Chaves era apenas um quadro do programa Chespirito.

16. Calcula-se que tenham sido gravados mais de 1000 episódios de Chaves entre 1971 e 1992, período em que foi produzido. Apenas 137 episódios são exibidos atualmente pelo SBT.

17. Chaves estreou no Brasil dentro do programa do Bozo. Na época, a TVS/SBT tinha apenas 17 episódios para levar ao ar.

18. O Troféu Imprensa foi criado pelo jornalista Plácido Manaia Nunes, em 1958. Os direitos do troféu foram dados a Sílvio Santos em 1970, que criou a estatueta. Detalhe: a estatueta é praticamente igual ao Oscar.

19. O Troféu Imprensa é apresentado no SBT desde 1 982. Antes, ele passou pela Tupi, Record e Globo. Entre os apresentadores premiados, vale citar Hebe Camargo, Fausto Silva, Gugu Liberato, Luciano Huck e Rodrigo Faro.

20. O primeiro a ganhar o Troféu Imprensa de melhor apresentador da TV brasileira foi J. Silvestre, em 1 961.

21. Entre os artistas revelados pelo SBT, vale lembrar de Mara Maravilha, Celso Portiolli, Eliana, Márcia Goldschmidt, Gugu Liberato e Sérgio Malandro.

22. Antônio Augusto de Moraes Liberato, ou Gugu Liberato, começou na TV como assistente de produção do programa Domingo no Parque, apresentado por Sílvio Santos.

23. Você sabia que Gubu Liberato foi contratado pela Globo no início dos anos 1 980? Ele só não gravou nenhum programa por causa de Sílvio Santos, que tratou pessoalmente de manter o seu pupilo na TVS/SBT.

24. O apresentador Carlos Alberto de Nóbrega é filho do também apresentador Manuel de Nóbrega, o criador do antigo programa humorístico A Praça da Alegria.

25. Versão moderna da Praça da Alegria, o programa A Praça é Nossa entrou no ar em maio de 1987 (ou seja, são praticamente 30 anos de SBT).

26. Entre os humoristas que passaram pela Praça é Nossa estão Roni Cócegas, Jorge Loredo, Ronald Golias, Jorge Lafond, Sueli Franco, Walter D´Ávila, Moacyr Franco e Ronnie Rios.

27. Eliana foi integrante de dois grupos musicais antes de se tornar apresentadora: A Patotinha e Banana Split. A sua primeira aparição na TV foi como figurante num comercial de sutiã.

28. O primeiro programa apresentado por Eliana foi o infantil Festolândia, a convite de Sílvio
Santos.

29. Celso Portiolli estreou no SBT como redator do programa Topa Tudo por Dinheiro, no início dos anos 90. O primeiro programa apresentado por ele foi o Passa ou Repassa, em 1 996.

30. Uma curiosidade bastante interessante do Celso Portiolli pré-SBT: ele foi eleito vereador da cidade de Ponta Porã aos 24 anos de idade.

31. O programa de Hebe Camargo permaneceu no ar de 1986 a 2010. Em seus últimos meses, a apresentadora trabalhou na Rede TV! e quando faleceu, estava prestes a voltar para o SBT.

32. Além de apresentadora, Hebe Camargo era atriz e cantora. Atuou como atriz na novela Cavalo Amarelo, exibida pela Band em 1 980 e como cantora, participou de um álbum chamado Elas Cantam Roberto, em homenagem ao rei Roberto Carlos.

33. Acredite se quiser, mas Hebe levou o Troféu Imprensa de melhor apresentadora por quase 20 anos seguidos.

34. Poucas pessoas sabem, mas o logotipo do SBT é semelhante ao da emissora norte-americana ABC.

35. A maior parte das produções do canal é gravada no Centro de Televisão da Anhanguera, em Osasco, na Grande São Paulo. Também chamado de “CDT da Anhanguera”, é o terceiro maior complexo de estúdios da América Latina. No Brasil, fica atrás apenas do Projac, o complexo da Rede Globo.