| 20 curiosidades sobre Nelson Mandela

- - 17/07/15

20 curiosidades sobre Nelson Mandela


1. O líder sul-africano Nelson Mandela foi registrado como Rolihlahla Dalibhunga Mandela, mas preferiu acrescentar o Nelson.
2. Quem escolheu o nome Nelson foi a professora da escola metodista onde estudou. O nome foi escolhido em referência ao militar britânico Almirante Nelson.
3. Rolihlahla significa “tirar um galho da árvore”, mas na linguagem coloquial corresponde a “encrenqueiro”.
4. Era filho do casal Nkosi Mphakanviswa Galda Mandela e Nosekeni Fanny. Nkosi foi um chefe zulu sul-africano. Tinha quatro esposas, sendo Nosekeni a terceira.
5. Foi Nelson Mandela quem abriu o primeiro escritório sul-africano de advocacia formado apenas por negros, no início da década de 1 950.
6. Nos anos em que esteve preso, lia com frequência o poema “Invictus”, de William Ernest Henley, em voz alta para outros detentos.
7. Começou a se engajar na luta com o apartheid (o regime de segregação racial sul-africano) quando ainda era estudante. Aos 29 anos, uniu-se ao Congresso Nacional Africano (CNA).
8. Foi preso pelo regime de segregação racial em 1 962, permanecendo na prisão por 26 anos.
9. Mandela tinha fotofobia, uma hipersensibilidade à luz adquirida durante os anos em que esteve preso. Também passou anos com problemas nos canais lacrimais, o que o impedia de verter lágrimas.
10. Um de seus esportes prediletos era o boxe, que costumava praticar no período em que esteve preso.
11. Seu nome figurou durante anos na lista de terroristas do governo dos Estados Unidos, mas retirado quando Mandela contava 89 anos de idade.
12. Seu prato preferido era dobradinha.
13. Fez uma pequena aparição no filme Malcolm X, do norte-americano Spike Lee.
14. Nelson Mandela foi interpretado pelo ator Morgan Freeman no filme Invictus, de Clint Eastwood
15. Um cientista batizou um fóssil de pássaro em sua homenagem. A espécie recebeu o nome de “Australopicus nelsonmandelai”.
16. Nelson Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul. Foi também o presidente mais velho da história do país.
17.  Em 1993, Nelson Mandela compartilhou com o último presidente do regime de apartheid Frederick de Klerk o prêmio Nobel da Paz.
18. O dia 18 de Julho, data do nascimento de Mandela, foi escolhido como o Dia Internacional de Nelson Mandela.
19. Mandela foi casado 3 vezes, teve 6 filhos, 20 netos, e vários bisnetos.
20. Sua última esposa, Graça Machel era viúva do ex-presidente de Moçambique Samora Machel. Mandela e Graça casaram-se quando ele contava 80 anos.